PRECONCEITO

Preconceito é algo que não deveria existir, visto que na verdade o que acontece é um pré julgamento daquilo que não se tem conhecimento.
Querer julgar alguém pelas roupas que veste, grau de escolaridade, cor de pele, religião é no mínimo falta de educação; pra não dizer: ignorância.
Todos somos dotados de capacidade, independente da classe social a que pertence.
O preconceito é, na minha humilde opinião, o maior causador de guerras e opressão que existe.
Porque não podemos tolerar as diferenças se cada um de nós somos únicos? Se cada um tem sua própria impressão digital??? Se cada um pode exercer seus dons de maneira peculiar?
O que nos possibilita crescimento humano são exatamente estas mesmas diferenças que muitas das vezes criticamos e julgamos.
Ninguém é dono da razão, ninguém é superior a outro por que estudou em Oxford ou na periferia. Ninguém é melhor ou pior a outro, visto que cada um de nós estamos sujeitos a errar e cometemos os mesmos erros seguidamente.
O verdadeiro abismo social existe dentro de cada um de nós. São os nossos conceitos que criam barreiras muitas vezes intransponíveis, impossibilitando-nos de ver o ser humano em si.
E dai se o cara ao lado é negro ou branco? E dai se o vizinho é espirita ou cristão? E dai se quem está falando não tem formação acadêmica, se o que está sendo dito tem coerência e valor pra sociedade? Se isto faz diferença para uma reflexão...
O preconceito meu, seu, deles; só fez crescer ainda mais a intolerância no mundo.
Talvez esteja na hora de rever nossas atitudes e deixar de pensar que somos o centro do Universo, pois ninguém vai a lugar algum sozinho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem morre quando deixa de Sonhar!

Sobre Abraços...