Fama ou Sucesso?

“Espelho, Espelho meu: Existe alguém mais bonita do que eu?!”
Vivemos a cultura do narcisismo
.As crianças desde cedo, aprendem a valorizar as marcas - das roupas, sacolas, carro - e começam a construir uma imagem de si que atenda a expectativa social - o melhor, o mais inteligente, o mais sabido, o mais esperto, o mais rico, o mais poderoso........
A preocupação é com a performance, muitas vezes às custas da própria felicidade.
Assistimos a fabricação da fama e participamos juntos. Utilizamos nossa energia e tempo envolvidos na superficialidade e na ilusão de que a vida é isto mesmo.
Há uma diferença sutil entre sucesso e fama. Entendo o sucesso como um reconhecimento, fruto de um trabalho de construção ao longo de um determinado tempo.
A fama poderá acontecer num passe de mágica. Rápida, emocional, envolvente, ilusória e tão traumática quanto.
A questão é: Fama ou Sucesso?
A palavra sucesso significa aquilo que sucede, acontecimento, resultado, conclusão, e também, curiosamente, parto.O sucesso, tal como eu o entendo, nada tem a ver com essa desenfreada sede por notoriedade e privilégio.
Ele é uma sucessão de pequenas vitórias pessoais sobre nossas próprias limitações. Uma intrincada rede de sim e de nãos que dizemos, a nós mesmos, às solicitações do mundo e aos outros, em nossa busca de autoconhecimento, tendo como meta o bem comum.
Ele é medido pelo grau de dificuldade que encontramos quando encaramos nossos conflitos internos e nos responsabilizamos pelo nosso próprio crescimento. Ele é tanto maior quanto maiores forem os efeitos benéficos que esse simples enfrentamento pode trazer ao todo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Homem morre quando deixa de Sonhar!

Sobre Abraços...